No final deste post, deixe seu comentário e à direita, deixe seu email para receber novas postagens.
Lembram que eu comentei que estava perdendo peso? Então, isso aconteceu, mas, junto, veio algumas consequências e contarei em seguida.
Já havia iniciado a dialise, quando sem perceber comecei a perder peso e no lugar do peso, estava aumentando o liquido no meu corpo.
Explicando sobre o aumento do liquido no corpo...
Na maioria dos casos, as pessoas com doença renal crônica a realizar hemodiálise urinam pouco (baixa diurese) ou nada, o que proporciona a que os líquidos fiquem retidos no organismo e haja um aumento do peso. É este aumento que deve ser retirado nas sessões de hemodialise.
Eu estava perdendo peso, e sem perceber o liquido estava aumentando, isso fez com que eu ficasse com insuficiência respiratória. Começou aos finais de semana, quando dialisava aos sábados e depois, somente na terça feira. Então, as madrugadas de segunda para terça, eu passava muito mal, tendo que ir para o pronto atendimento e consequentemente, ia parar no hospital com água no pulmão.
Existe um exame que fazemos, chamado Bioimpedância que mede a quantidade de gordura e músculo no corpo e através desse exame que conseguimos encontrar nosso peso seco. Normalmente, as clinicas de diálise faz esse exame a cada três meses ou quando o médico achar necessário, porém, não sei por qual motivo, fiquei muito tempo sem fazer o bioimpedância e devido a isso, meu peso ficou descontrolado e sempre passava mal. Um dia, comentei com minha nutricionista que estava achando estranho, pois, estava com apenas 1,6 kg acima do meu peso e estava com falta de ar. Marcamos para fazer o exame para verificar o peso seco, mas, não deu tempo... fui parar no PS da Santa Casa, com insuficiência respiratória. Naquele dia, estando internado, fui encaminhado à clinica de dialise e lembro que o médico pediu para o técnico de enfermagem tirar bastante peso. Lembro que cheguei a tirar 5 kg. Normalmente, os pacientes tiram apenas 4 kg por dialise, sendo 1 kg por hora. Retornei ao hospital e no dia seguinte, a mesma coisa, retornei à clinica para dialisar e tirar mais peso e no terceiro dia, também. Sei que nos três dias que fiquei internado, dialisando, meu peso caiu de 89 kg para 81,8 kg. Saí do hospital e foi até engraçado, fui trabalhar e chegando na empresa, todos se assustaram comigo, pois, estava muito magro, se comparado com antes da internação e então, continuei a emagrecer, chegando a 75,5 kg. Daí em diante, não fui mais parar no hospital com problemas respiratórios, proveniente de aumento de água no pulmão.
Certo dia, em plena segunda feira, estava trabalhando e resolvi ir jantar em casa, quando percebi que eu não estava muito bem, parecia que estava novamente com falta de ar e resolvi ir para o hospital, pois, desconfiava que eu não teria uma boa noite, se eu ficasse em casa. Liguei para o rapaz que trabalhava comigo e avisei que eu iria para o hospital, devido, não estar muito bem. Olha, acertei em ir procurar um hospital, na verdade, acredito que Deus estava me dando uma chance para viver. Você deve estar perguntando porque estou dizendo isso, te explico. Eu estava tendo hiperpotassemia (entenda sobre o potássio). Cheguei no hospital, fui logo dizendo á médica que estava com falta de ar, pois, a sensação era a mesma. Então, ela me examinou, dizendo que aparentemente, meu pulmão estava limpo e eu comecei a indagar porque então, estava com falta de ar, pois quando ela pediu exame de raio x. Chegando o resultado, realmente, não mostrava água no pulmão, foi quando ela então, pediu exame de sangue. Quando já era de manhã,chegou o tão esperado resultado do exame de sangue. Bom, rapidamente, me encaminharam para o UTI, alegando que o resultado acusou muito potássio, isso mesmo, aquele potássio que todo mundo fala "olha, come banana, porque tem potássio e é bom para câimbra". Sim, mas tudo que é demais, faz mal e, alto nível de potássio no sangue, pode endurecer os músculos, o coração fica rígido e a pessoa pode vir à óbito. Recentemente, perdi um amigo de diálise por causa do potássio alto. Fiquei internado por nove dias e finalmente tive alta. Quero deixar registrado que o potássio subiu muito no meu sangue, porque não fiz a dieta correta. Naquele final de semana, comi muitas frutas, mas muita mesmo, tipo um abacaxi inteiro, laranjas e bananas. Te aconselho que se você for dialítico, faça corretamente a dieta que a nutricionista da clinica passa para você, para que não venha passar mal, como aconteceu comigo. Não vale a pena se arriscar, pois, poderá não ter a mesma sorte e chegar à tempo no hospital.Hoje, como praticamente de tudo, porém, sem exageros, até o liquido está bem controlado entre as dialises.
Uma outra vez, fui parar no UTI novamente, mas dessa vez, não foi porque eu fiz "arte". Era pleno domingo, por volta das 20h30min, quando fui escovar os dentes e em seguida vomitei. Meu vômito era preto, mas muito preto e logo em seguida, minha pressão arterial despencou, chegando a 9/5. Não aguentei, resolvi deitar. Enquanto estava deitado, minha pressão permanecia 11/6, mas, se eu levantasse, ela tornava a despencar. Resolvi ir para o hospital e chegando lá, após, vários exames, constatou que minha hemoglobina estava baixíssima, se não me falha a memória, estava 6,5 g/dL, então, fizeram uma endoscopia em mim, descobrindo que eu havia tido uma hemorragia, devido, uma úlcera que se rompeu. No dia seguinte, ao fazer exame, constataram que a hemoglobina havia caído mais ainda, chegando a 4,5 g/dL e imediatamente fizeram uma transfusão de sangue.Melhorei e, após 4 transfusões, a hemoglobina subiu para 9 g/dl e consegui voltar para casa.
Meus queridos amigos, quero reforçar aqui que o melhor a se fazer é observar o comportamento do seu corpo e qualquer alteração, seja, fraqueza, mal estar ou qualquer anormalidade, procure seu médico para te examinar. Não vale a pena correr o risco de perder a vida. Converse sempre com seu médico e familiares. Isso também vale para o familiar de quem faz diálise. Observe o paciente e qualquer queixa que ele fizer, não pense que é frescura, leve o para um médico examinar. Se você paciente, fizer as dietas certinhas, vai ver que terás uma vida praticamente normal, mesmo fazendo as diálises.
Termino aqui este post dizendo que faz muito tempo que não vou para o hospital e sim, somente à clinica fazer hemodialise.
Deixe seu comentário, se você também passou por algo semelhante, compartilhe conosco.
Abraços a todos!
Informações preciosas.
ResponderExcluirOlá Joyce! O melhor para o paciente é seguir as recomendações do corpo clínico, pois isso diminui a chance de complicações. Confesso que fui muito negligente no início do tratamento. Faz mais de 4 anos, desde a última internação
Excluir