Olá meus amigos leitores, espero que todos estejam bem!
No final deste post, deixe seu comentário e à direita, deixe seu email para receber novas postagens.
Foi uma semana difícil, pois, aconteceu vários incidentes quase que um atrás do outro.
Dia 07 eu saí do serviço e fui jantar em casa e na volta atropecei na calçada e cai e isso me custou a noite inteira com uma forte dor nos pés. No dia 08 de Junho de 2017, fui em uma consulta no hospital do Rim em São Paulo e na volta, próximo das 11h30min. trafegava na av. 23 de Maio e acabei me envolvendo em um acidente. Graças a Deus foi só perda material, pois, eu e meu irmão que estava comigo e os demais ocupantes dos outros veículos nada sofreu. Perdi muito tempo, até o Guincho chegar e me trazer para São José dos Campos.
No dia seguinte, por volta das 10h. minha médica ligou para minha esposa e pediu para que eu fosse o quanto antes para o hospital para colocar o cateter, pois, não dava pra ficar adiando o inicio da diálise. Estava trabalhando e consegui sair aproximadamente 12h30min.
Cheguei às 15h no hospital e só consegui realizar o procedimento no final do dia.
Alguns dias antes...
Marquei uma consulta com o cirurgião vascular (o médico que colocaria o cateter) e naquele dia ele me perguntou o que eu queria fazer, se era colocar fístula ou cateter. Até então, eu gostaria de fazer fístula, pois, não conhecia o cateter permcath e imaginava que eu ia colocar o cateter que fica exposto no pescoço, parecendo duas anteninhas (Cateter de Shilley) e então, eu queria colocar fístula e minha médica pediu para que colocasse o cateter. Após longa conversa com o médico, decidi colocar o Permcath.
OBS.: É de costume colocar cateter e também fazer fístula, pois, enquanto a fístula vai amadurecendo, pode iniciar a hemodialise pelo cateter e depois que a fístula estiver pronta para uso, retira o cateter. No meu caso, coloquei apenas o cateter, porque estava prestes a fazer transplante, devido, meu irmão se oferecer para doar um rim que infelizmente não deu certo.
Coloquei o Permcath e já iniciei a primeira diálise no dia seguinte, em 09 de Junho de 2017.
O Permcath é um cateter de longa permanência implantado em veia central, geralmente a veia jugular no pescoço. Pode também ser introduzido em outras veias como a subclávia, que fica no tórax embaixo da clavícula, ou na femoral, que fica na virilha. Este cateter apresenta um túnel subcutâneo longo, com saída em um local diferente do que foi implantado, causando mais conforto ao paciente e menor índice de infecções.O implante do cateter de permcath é feito no centro cirúrgico com a aplicação de anestesia local. Utilizando aparelho de radioscopia digital, o procedimento é realizado de forma rápida e segura. Geralmente o paciente recebe alta no mesmo dia e pode realizar hemodiálise pelo cateter assim que este é implantado.
Então, acredito se você puder escolher entre os cateteres, escolha um Permcath. Após a retirada do curativo (aproximadamente 6 semanas) você ja pode tomar banho normalmente, sem se preocupar em molhar o cateter, já o outro modelo ( Cateter de Shirley) , não pode molhar nunca, pois, sempre estará com o curativo. Se molhar corre risco de infeccionar. Ah! ia me esquecendo de mencionar que sem dúvidas a fístula é bem mais segura, com menor risco de infecção.
Hoje faz 10 meses que estou fazendo hemodiálise e no próximo post, contarei sobre meu inicio na diálise.
A seguir, assista um vídeo que mostra como é procedimento para colocar o cateter.
👍
ResponderExcluir