Olá meus amigos,
No final deste post, deixe seu comentário e à direita, deixe seu email para receber novas postagens.
No dia 09 de Junho de 2017, me direcionei para clinica onde fiz a primeira dialise. Cheguei por volta das 12h30min. e logo fui direcionado para uma sala onde tinha alguns pacientes e uma técnico de enfermagem. Pensei comigo "e agora como vai ser isso, o que vou sentir, será que vai dar certo" Sim deu tudo certo. A médica pediu para que no primeiro dia eu ficasse apenas 2 horas e depois, ja nas próximas dialises, então ficaria as 4 horas. Ótimo! deu tudo certo e acredito que a parte que mais me incomodava é na hora de fazer o curativo, pois, até cicatrizar, toda dialise renovavam o curativo e também algo que me incomodava um pouco é minha esposa ficar ao meu lado durante todo o processo. na época eu preferia que ela ficasse longe de tudo isso, mas ela sempre foi presente e louvo a Deus por ela ser assim, que embora me incomodou um pouco no inicio, hoje agradeço por ela abraçar a causa junto comigo. Ela me dá todo o apoio que preciso - Eu agradeço a Deus por ter colocado ao meu lado uma esposa que é mais que uma amiga - Talvez você que está lendo esse blog não seja um paciente, mas conhece alguém ou até mesmo o paciente é teu parente, saiba que é muito importante passar a essa pessoa amizade, carinho e mostrar que estás presente, pois, normalmente nós que iniciamos o tratamento, muitas vezes vem pensamentos como que se tudo tivesse acabado ali, no dia em que começou dialisar. Tenho certeza que na verdade é apenas o incio de uma vida diferenciada, mas que tudo vai aos poucos se encaixando nos seus devidos lugares. Depois que você aprende sobre a alimentação que deve consumir, sobre a quantidade de liquido que deve tomar, os remédios, o seu peso ideal e algumas outras coisas, então vai ficando tudo mais fácil. É normal no inicio a gente passar mal, é pressão que cai, caimbra que vem etc. e depois tudo vai se alinhando, ao controlar o peso que também é algo importantíssimo para se ter uma dialise saudável e devemos ingerir
liquido na menor quantidade. A alimentação também é significante para uma boa e saudável vida. Siga corretamente a dieta passada pelo nutricionista da clinica. Tenho certeza de que quanto mais a gente seguir as orientações dos profissionais que cuidam da gente ali na clinica, melhor será nossa vida na dialise e também quando não estivermos dialisando.
No próximo post, falarei um pouco sobre as "conversas que assustam" na recepção e também no dia a dia na diálise.
Deixe seu comentário, sua dúvida... Saiba que a sua pergunta ou um comentário pode ajudar outras pessoas... Se inscreva no blog para receber novas postagens, assim saberá quando eu postar algo novo.
Você nunca passou mal não qd estava fazendo a hemodiálise? Ouvi dizer que tem pessoas que passa mal... Tenho insuficiência Renal crônica provocada por pressão alta mal cuidada descobri recentemente. Cardiologista falou que se cuidar apartir de agora n será preciso fazer diálise.. mas tenho medo de ser preciso um dia Estive vendo o vídeo colocando o cateter, é muito gasturento acho que passava mal se fosse eu no caso.. estou comendo quáse sem sal , mas a dieta do que n pode comer ainda n tou fazendo pq não sei o que pode e não pode. Estou atrás de ir pra uma nutricionista pra ela passar o que pôde
ResponderExcluirOlá, Obrigado pela sua pergunta. Sim, no começo, passava muito mal e depois melhorei. Hoje, tenho uma diálise tranquila. As vezes tenho cãibras, e também a pressão arterial cai um pouco. Se cuida,para que não precisar dialisar. Espero que você não precise. Abraços.
ExcluirEstou dialisando ha uma semana pq estou internada. Aguardo a minha aceitação numa clínica pelo sus. Sei que terei que sair de licença médica, e que talvez tenha que me aposentar. O pessoal aqui fala que é impossível trabalhar, tb fala do desgate, cansaco, etc. Procuro nao desanimar, pq ha muito pra aprender, e busco ser realista sem ser derrotista, espero levar uma vida cpmum, um pouco diferente do que era, mas dá pra viver. Torço para me colocarem em um otima clinica que atenda à todas as exigências. Sorte a todos nos3!
ResponderExcluirPoxa! Sinto muito! Respondi sua mensagem anterior, torcendo para você não precisar dialisar. Bom, se já está dialisando... Sim, é uma mudança de vida, mas veja bem, uma mudança e não o fim. A máquina é nossa aliada e serve para nos manter bem. Acredito que há muitas coisas para nós aprendermos, e isso, só com o tempo. Dependendo como você se comporta no tratamento (se passa muito mal ou não), vc consegue seguir uma vida normal Eu trabalho até hoje, sou até brigadista na empresa e amo meu trabalho. Hoje, com 3 anos de dialise, sigo uma vida quase que normal. Que Deus dê forças e ânimo para você continuar.
ExcluirEu em novembro faço um ano de hemodiálise segunda feira feira coloquei um cateter permicath tá doendo demais isso e normal ele saiu um pouco de sangue .
ResponderExcluirOlá Mateus! Obrigado pela sua pergunta. No começo, fica dolorido, mas depois que ele cicatrizar, você vai quase que esquecer dele. Cuide bem dele, não faça força e nem movimentos bruscos com ele. Bom sempre mostrar para seu médico ou enfermeiro da clínica, para eles avaliarem a cicatrização. No meu caso, depois de 40 dias, já estava cicatrizado e eu nem me incomodava mais.
ExcluirEstou aprendendo mto com todas as suas informações, o que me ajudará nos cuidados da minha mãe. Vai fazer um mês que ela começou a dialisar na clínica e toda dica e informação é mto importante. Obrigada
ResponderExcluirOlá Joyce! Que ótimo poder te ajudar. Sei que muitas dúvidas virão, porém estou a disposição para, se não conseguir responder, ir atrás das informações e assim, continuar o objetivo do blog que é contribuir com novos pacientes e familiares.
Excluir